Pesquisadores do NATS-INC publicaram um artigo em uma revista internacional sobre os desfechos relatados por mulheres brasileiras com diagnóstico de câncer de mama e classificação dos atributos mais importantes para essas pacientes.
No estudo, os relatos colhidos e analisados dizem respeito à saúde das pacientes, qualidade de vida e ao estado funcional associado aos cuidados de saúde ou ao tratamento. A partir dos Desfechos Relatados pelo Paciente (PRO), o estudo colhe impressões das mulheres diagnosticadas com câncer de mama através de suas vivências com o adoecimento e processo terapêutico, sendo os impactos psicológicos, emocionais e sexuais descritos como os mais impactantes nas suas vidas.
É importante fomentar estudos que partem da perspectiva do paciente. O uso de RRP com esse fim auxilia as agências e núcleos de ATS a valorizar resultados que afetam a vida do sujeito no momento de avaliar tecnologias em saúde.
O trabalho foi feito em conjunto com as instituições Universidade de Brasília e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Para visualização e leitura do trabalho, acesse: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmedt.2022.809222/full