edital
O curso de Mestrado Profissional em Avaliação de Tecnologias em Saúde do Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Cardiologia é voltado para profissionais graduados na área da saúde ou outras áreas, como economia, engenharia e administração que tenham interesse na área de economia da saúde.
O curso reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com nota 4, está localizado em Laranjeiras, no Instituo Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro.
Todas as informações relacionados ao processo seletivo do Mestrado Profissional em Avaliação de Tecnologias em Saúde do Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Cardiologia estão disponíveis no edital.
Mais informações disponíveis pelo e-mail mestradoats@inc.saude.gov.br ou pelos telefones (21) 3037-2421.
Informações Úteis
Etapas:
1. INSCRIÇÃO
- Preencher o formulário de inscrição disponível online:
- Mestrado: https://redcap.link/selecao_mestrado_ats
- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), pelo site da Fundacor: https://fundacor.org.br/cursos/
- Anexar ao formulário de inscrição a seguinte documentação digitalizada:
- Currículo Lattes atualizado (preenchimento disponível em http://lattes.cnpq.br). No processo de seleção serão consideradas apenas informações incluídas no Currículo Lattes.
- Diploma de Graduação (para estrangeiros será aceito um modelo semelhante ao currículo Lattes, sem necessidade de validação do diploma de graduação).
- Foto digital 3 x 4
- Documento de identidade e CPF
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Observação:
- A inscrição só será considerada efetivada mediante confirmação por e-mail da secretaria do respectivo curso, confirmando o pagamento da taxa de inscrição.
- Caso não receba a confirmação, o candidato deverá entrar em contato: (21) 3037-2421.
- Mestrado: mestradoats@inc.saude.gov.br
Os candidatos que não obtiverem a confirmação da inscrição por e-mail não estarão aptos a participar do processo de seleção.
Serão aceitas inscrições por procuração, desde que devidamente registradas em cartório.
2. PROCESSO DE SELEÇÃO
Todos os candidatos serão submetidos ao processo seletivo de forma presencial, dividido em duas etapas:
Proficiência em Inglês:
Prova escrita que avaliará o nível de compreensão do candidato para a leitura de texto em língua inglesa, sem consulta a dicionário.
Para aprovação, o candidato precisa obter um aproveitamento mínimo de 50%.
Serão aceitos comprovantes externos de proficiência (TOEFL, IELTS, Cambridge, etc), conforme aprovação prévia da coordenação (enviar por e-mail 15 dias antes da prova).
– O candidato que não alcançar o aproveitamento mínimo na etapa de proficiência em língua inglesa terá a possibilidade de realizar a prova no ano subsequente, caso tenha sido aprovado nas demais etapas, frequentando o curso como aluno em estágio probatório.
- Análise curricular e entrevista:
A entrevista ocorrerá de forma simultânea a análise do currículo, nesta etapa, o candidato deve obter um aproveitamento mínimo de 70%.
- Não será necessário apresentar projeto durante a seleção. Os projetos serão definidos junto com o orientador no início do ano letivo.
- As entrevistas serão realizadas de forma sequencial, no primeiro dia estabelecido no cronograma.
- Os candidatos de fora do Rio de Janeiro serão agendados com prioridade para o primeiro dia. Os demais candidatos serão agendados para o período da manhã (08h) ou tarde (13h), e serão atendidos em ordem de chegada.
Importante: O candidato somente será entrevistado se chegar até no máximo 1 hora após início das entrevistas programadas para o seu período.
3. NÚMERO DE VAGAS
10 vagas (08 de livre concorrência e 02 para cotistas*).
- Para as vagas de livre concorrência terão preferência os alunos aprovados em estágio probatório, que cursaram as disciplinas no ano anterior, desde que:
- Aprovados na avaliação de proficiência de inglês.
- Aprovados por nota e assiduidade em todas as disciplinas obrigatórias durante o estágio probatório.
- Aprovação do projeto de dissertação pela banca de seleção.
As vagas disponíveis no sistema de cotas são destinadas ao :
- Pessoa com deficiência;
- Candidato autodeclarado preto ou pardo;
- Candidato residente nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
Estágio probatório – oferecido aos candidatos aprovados na seleção e não classificados para o número de vagas disponíveis.
- Devem cursar as disciplinas ao longo do ano, e serão efetivados no ano seguinte, se cumprirem os seguintes requisitos:
- Proficiência em inglês comprovada pela prova ou comprovante externo;
- Projeto de dissertação aprovado pela banca de seleção;
- Disciplinas obrigatórias do primeiro ano concluídas
4. CALENDÁRIO
Data | Horário | Atividade |
Início – 02 de setembro de 2025 Término – 24 de outubro de 2025 | Online | Inscrições |
29 de outubro de 2025 | Manhã – 08h às 12hTarde – 13h às 17h | Entrevistas e análise de currículoLocal: Auditório NATS – 5º andar |
30 de outubro de 2025 | 10h00 | Prova de Proficiência (língua inglesa)Local: Auditório: 12º andar / Frente |
Após término da prova de inglês | Entrevistas e análise de currículoLocal: Auditório NATS – 5º andar | |
03 de novembro de 2025 | Online | Resultado final |
10 de novembro a 05 de dezembro de 2025 | Online | Matrícula |
19 de março de 2026 | 13h | Início das aulas |
Observação:
5. MATRÍCULA E CUSTO DO CURSO
- Servidores públicos devem apresentar carta de anuência da chefia imediata ou gestor da instituição.
- Não será cobrada mensalidade.
- O programa não oferece bolsas de estudo.
6. FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
- O mestrado tem a duração de até 24 meses, com encontros presenciais.
- As aulas acontecerão preferencialmente na terceira semana de cada mês, de acordo com cronograma disponibilizado no início do curso, dividido em três encontros:
– 5ª feira de 08hs as 17hs,
– 6ª feira de 08hs as 17hs,
– Sábado de 08hs as 17hs,
- A defesa do trabalho de conclusão do curso é obrigatória.
- Créditos de disciplinas cursadas em outras instituições de ensino deverão ser solicitados formalmente à Coordenação do Curso, mediante a apresentação do histórico escolar e das ementas das respectivas disciplinas. O aproveitamento estará sujeito à análise e aprovação da Coordenação.
7. ESTRUTURA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ATS
- Informações gerais sobre o podem ser obtidas no endereço: https://atsinc.com.br/
LINHA | PROFESSOR | PROJETOS |
Estudos aplicados ao Campo de Avaliação de Tecnologias em Saúde | Anete Trajman (ME/DO) | Avaliação de tecnologias em saúde em tuberculose |
Luciene Fontes (ME/DO) | Decisão em saúde, financiamento do SUS | |
Kátia Senna (ME/DO) | Avaliação de testes diagnósticos, estudos de screening, impacto orçamentário | |
Rosângela Caetano (ME)José Ueleres (ME) | Análises de dados observacionais, modelos de custo-efetividade (árvores de decisão, modelos de markov) e análises de impacto orçamentário) | |
Tereza Felippe (DO) | Diretrizes clínicas, política informada por evidências, design thinking, tradução do conhecimento. | |
Avaliações Econômicas em Saúde | Bernardo Tura (ME/DO) | Comparações indiretas, linkage, análises de mundo real com bases de dados do SUS, inteligência artificial |
Carlos Magliano (ME/DO) | Modelos de custo-efetividade e impacto orçamentário | |
Helena Cramer(DO) | Medicina de precisão: modelos econômicos e implementação no SUS, Diretrizes clínicas. | |
Ivan Ricardo (ME/DO) | Estudos econômicos em saúde; acesso e desigualdade em saúde; e qualidade de vida relacionada à saúde. | |
Márcia Pinto (ME/DO) | Modelos de custo-efetividade, custeio, impacto orçamentário, gastos catastróficos, financiamento do SUS | |
Ricardo Fernandes (DO) | Modelos dinâmicos de custo-efetividade e impacto orçamentário, microsimulação | |
Milene Rangel (ME/DO) | Modelos de custo-efetividade e impacto orçamentário | |
Marcia Gisele Costa (ME/DO) | Simulação de eventos discretos, estudos de impacto orçamentário | |
Preferências, qualidade de vida e bem estar. | Milene Rangel (ME/DO) | Mensuração de qualidade de vida e bem estar |
Marisa Santos (ME/DO) | Mensuração de qualidade de vida e bem estar, psicometria ou projetos em ATS com financiamento aprovados, MCDA, decisões em saúde |
ESTRUTURA CURRICULAR |
|||
Disciplinas |
Caráter |
Créditos |
Carga horária(H) |
Bioestatística |
MPO |
2 |
30 |
Epidemiologia básica |
MPO |
2 |
30 |
Busca e Gerenciamento de Referências |
MPO |
1 |
15 |
Revisão Sistemática e Metanálise |
MPO |
2 |
30 |
Avaliação de Tecnologias em Saúde |
MPO |
2 |
30 |
Seminários de acompanhamento dedissertação I |
MPO |
5 |
75 |
Seminários de acompanhamento dedissertação II |
MPO |
5 |
75 |
Defesa de TCC |
MPO |
6 |
90 |
Economia da Saúde |
MPO |
1 |
15 |
Modelagem em Avaliação Econômica |
MPE |
1 |
15 |
Sistemas Nacionais de Informação do SUS |
MPE |
1 |
15 |
Avaliação de Preferências e QALY |
MPE |
1 |
15 |
Avaliação Crítica da Literatura |
MPE |
1 |
15 |
Oficina de Redação básica |
MPE |
1 |
15 |
Tópicos Especiais em ATS |
MPE |
2 |
30 |
Inovação em Saúde |
MPE |
2 |
30 |
MPE – Mestrado Profissional Eletiva MPO – Mestrado Profissional Obrigatória
Comissão Organizadora
Prof.ª Marisa da Silva Santos
Prof.ª Kátia Senna
Prof.ª Márcia Gisele Costa