DISCIPLINAS DO PROGRAMA
Avaliação Critica da Literatura
Introdução à avaliação crítica da literatura. Avaliação crítica de artigos sobre acurácia, tratamento, prognóstico e revisões sistemáticas.
Bioestatística
Análise exploratória de dados. Noções de probabilidade. Amostragem e estimação. Testes de hipóteses.
Busca e Gerenciamento de Referências
Bases de dados na área da saúde. Estratégias de buscas sistematizadas. Gerenciadores de referências.
Custos
Economia da Saúde
Conceitos básicos de economia (custo de oportunidade, oferta e demanda, eficiência, utilidade, trade-off e elasticidade). Microeconomia (estrutura de mercados; mercado de saúde; falhas de mercado: externalidade, elasticidade e assimetria da informação). Principais indicadores macroeconômicos. Financiamento em Saúde. Custos em saúde. Taxa de desconto. Gasto catastrófico em saúde.
Epidemiologia Básica
Fundamentos da epidemiologia. Medidas de frequência de doença. Causalidade. Medidas de associação. Validade. Estudos de caso. Estudos transversais. Estudos coorte. Estudos de intervenção. Elaboração e apresentação
de trabalhos científicos. A organização de texto científico. Plágio.
Gestão e Avaliação de Tecnologias de Saúde
Definir o que são as tecnologias em saúde e, apresentar os conceitos de eficácia, efetividade e segurança relacionadas às avaliações de tecnologias em saúde. Introdução sobre avaliação de tecnologias em saúde (ATS), Utilização da ATS. Descrever os diferentes tipos de metodologias e sua aplicação no processo de ATS. Discutir a função da ATS como meio de relação entre a pesquisa e a tomada de decisão
Oficina de Redação Básica
Oficina de redação científica básica. Regras de estilo de redação científica. Redigir com clareza e coerência um resumo para congresso, um projeto de pesquisa e um artigo científico. Organizar o trabalho científico. Organizar a bibliografia.
Revisão Sistemática e Metanálise
Diferenças entre revisões narrativas, sistemáticas e metanálises. Princípios e racionalidade das revisões sistemáticas (RS) e metanálises. Usos da RS. Etapas do planejamento e execução de uma RS: (i) definição da pergunta; (ii) construção do protocolo; (iii) busca e seleção dos estudos; (iv) avaliação crítica dos trabalhos; (v) extração dos dados; (vi) síntese dos dados e (vii) apresentação dos resultados. Viés de publicação: conceitos, causas e consequências. Gerenciamento de referências no contexto das RS. Procedimentos de análise estatística aplicados à RS de estudos de intervenção. Procedimentos de análise estatística aplicados à RS de estudos de acurácia de testes diagnósticos. Avaliação crítica de estudos de intervenção. Avaliação crítica de estudos de acurácia diagnóstica.
Defesa de TCC
Discussão do projeto com orientador. Conclusão da dissertação. Apresentação da dissertação perante a Banca.
Seminários de Acompanhamento de Dissertação I
Apresentação do projeto do trabalho de conclusão do curso: escopo, método, cronograma e financiamento. Qualificação para apresentação.
Seminários de Acompanhamento de Dissertação II
Apresentação do projeto do trabalho de conclusão de curso: escopo, método, cronograma e financiamento. Qualificação para apresentação.
Análise de Impacto Orçamentário
Fornecer os conceitos básicos e fundamentais da análise de impacto orçamentário e instrumentalizar os alunos em aspectos práticos para a elaboração de modelos.
Inovação em Saúde
Esta disciplina aborda os conceitos, métodos e desafios da avaliação de tecnologias em saúde com foco em inovações tecnológicas. Discutem-se os marcos teóricos da inovação, seus tipos (inovação incremental, radical, disruptiva e social) e sua aplicação no sistema de saúde. Serão exploradas as interfaces entre inovação, ATS e regulação, com ênfase na tomada de decisão baseada em evidências. A disciplina analisa os métodos de avaliação aplicáveis a tecnologias emergentes e não maduras, como horizon scanning, análise de incertezas, modelos adaptativos e uso de dados do mundo real. Serão abordados aspectos éticos, legais e sociais (ELSI), além da incorporação de tecnologias em contextos de incerteza científica, orçamentária e organizacional. Inclui-se o debate sobre critérios de priorização, equidade e sustentabilidade
MCDA: critérios e processos de tomada de decisão em ATS
Fundamentos teóricos sobre o processo de tomada de decisão em saúde. Conferencias de decisão. Escolas de MCDA. Técnica MAVT.
Metanálise
Introdução à Metanálise; Introdução às técnicas de Metanálise em Rede; Metanálise em Rede frequentista x Metanálise em Rede bayesiana; Análise crítica de resultados obtidos nas Metanálises em Rede.
Modelagem de Decisão em Saúde I
Modelagem em saúde. Árvores de decisão e modelos de Markov.
Introdução à Avaliação de Preferências e QALY
Desfechos centrados no paciente. Instrumentos genéricos e específicos para medir utilidades. Cálculos para avaliações econômicas com anos ajustados por qualidade de vida (QALY).
Modelagem em Avaliação Econômica
Modelagem em saúde. Árvores de decisão. Análise de decisão. Risco.
Políticas Informadas Por Evidências
Uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das políticas para a saúde.
Sistemas Nacionais de Informação do SUS
Fundamentos do Sistemas de Informação em Saúde. Bancos de dados nacionais do Sistema Único de Saúde. Ferramentas e linguagens para análise de dados e relacionamento de banco de dados.
Teste Diagnósticos
Ao final da disciplina, o aluno deverá conhecer como se avaliam novos testes diagnósticos e os conceitos de validação interna e externa, padrão-ouro, número necessário para tratar e avaliação de desfechos de importância para o paciente (outros que acurácia).